O problema é grave também para quem opera com aviões de pequenbo porte. As aeronaves que sobrevoam a região do Araguaia, por exemplo, não possuem autonomia de combustível para chegar até a Capital ou Rondonópolis. Para complicar, o aeródromo de Barra do Garças corre o risco de ser interditado. A aviação da região, em verdade, é atendida por Aragarças, no Estado de Goiás. Para evitar a interdição do aeroporto de Barra do Garças, por causa da presença de animais na pista que exige dos pilotos o arremetimento das aeronaves, será construída uma cerca operacional (alambrado) no contorno da pista de pouso e decolagem. O projeto, que aguarda liberação de orçamento, prevê a instalação de 4.841,26 metros de cercamento ao custo de R$ 960.000, oriundos de recursos ordinários. O Governo do Estado ainda prepara um projeto para conseguir junto a União o balizamento noturno dos aeroportos de Tangará da Serra, Juína, São Félix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Nova Mutum. A Gerência Aeroviária e Hidroviária da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), informou que há algum tempo, prepara uma série de melhorias junto aos aeródromos públicos de Mato Grosso, previstas para 2011. Os aeroportos dos municípios de Barra do Garças e Diamantino dependem apenas da liberação de orçamento, que ocorrerá entre fevereiro e março, para terem seus projetos licitados. Para atender a crescente demanda no Estado, Matupá e Juara também terão as obras de ampliação e pavimentação concluídas ainda no próximo ano. O aeroporto de Barra do Garças, a 509 quilômetros a Leste de Cuiabá, é de suma importância para Mato Grosso, devido ao seu posicionamento estratégico, principalmente para a Região Araguaia. |
Fonte: Noticias NX