Procurar no site


Contatos

NS Fest Divulgando Sua Imagem
Santo Antônio do Leste e Novo São Joaquim MT

(66) 8114-5770 (66) 3479-1751

E-mail: nsfest@hotmail.com ou luciano.domingos.ldc@hotmail.com

Esquecido, Araguaia enfrenta problemas de saúde, genocídio e agressão ambiental

08-02-2011 17:04

 

O bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga está com saúde um pouco fragilizada, mas segue firme com suas opiniões. Lúcido e atualizado, uma das maiores autoridades de Mato Grosso, sem nunca ter obtido um voto e vivendo uma vida franciscana de luta em favor das minorias, Casldáliga critica a situação de abandono da região do Araguaia e atribui a situação a falta de compromisso das lideranças políticas do Estado.

“É preciso proporcionar um desenvolvimento harmônico a região toda, e há possibilidades disso. Há 40 anos reivindicamos estradas. Agora estão fazendo algum asfalto, mas nos dias de chuva fica tudo difícil. Os políticos já poderiam ter feito muito mais nas áreas de saúde e educação e comunicação, ainda muito precárias” - observa o bispo, em entrevista publicada nesta terça-feira pela jornalista Sandra Carvalho, da equipe de blogueiros de 24 Horas News.

Conhecido mundialmente por suas severas críticas a má gestão pública, Dom Pedro Casaldáliga já está praticamente recuperado da intervenção cirúrgica que sofreu no final do ano passado e repousa na Prelazia de São Félix do Araguaia, onde vive há muitos anos. 

“Falta mesmo vontade política de atender o povo" - acentua o religioso, ao fazer crítica a situação dos moradores do Araguaia na área de saúde. Ele critica a dependência do povo do Araguaia ao Estado de Goiás. Hoje, quem precisar de uma intervenção cirúrgica tem que ir para Barra do Garças ou Goiânia. "Há muita dificuldade de infraestrutura, saúde e educação principalmente para o povo que está longe, sem comunicação. Sempre me refiro à figura heroica das professoras desses sertões, que enfrentam chuva e sol, cansaço e às vezes são mal remuneradas” - ele diz.

Com a lingua afiada - mais cortante que faca de dois gumes - Casaldáliga  diz que há mais genocídio que assistência aos povos indígenas e Mato Grosso. E vai mais além: condena a Hidrovia Araguaia/Tocantins, que, na sua opinião,  representa um desastre e não uma solução.

Fonte: 24horasnews