O prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazzari, declarou estado de emergência devido ao tempo seco e a grande quantidade de fumaça que encobre Confresa há mais de 15 dias. As queimadas estão descontroladas na zona rural do município - o que vem causando grande mal estar à população além de prejuízos. Apenas no ano de 2010, Confresa registrou cerca de 4.942 focos de incêndio sendo que no último mês foram registrados 4.443.
A situação é tão critica que 40% da área do município de Confresa já foi destruída pelo fogo de acordo com o INPE. O fogo vem destruindo simplesmente tudo o que encontra pela frente, como por exemplo, 100 cabeças de gado que foram queimadas em uma propriedade da zona rural de Confresa.
“Estamos decretando estado de emergência, pois o município de Confresa esta sofrendo uma situação muito crítica por causa das queimadas com isso está havendo um crescimento muito grande nos casos de doenças respiratórias além de colocar em risco os moradores da zona rural” - disse Lazzari.
Devidos as queimadas os números de atendimentos no hospital municipal tiveram um aumento de 80%, entre os casos apresentados falta de ar, ardor nos olhos entre outras doenças respiratórios. “Eu não consigo nem sair de caso devido a está fumaça, pois eu tenho falta de ar e isso me prejudica muito, há muito tempo Confresa não fica dessa forma” - disse a dona de casa Helena Silva.
Além da fumaça a temperatura na cidade de Confresa hoje chega aos 40 C° e para piorar ainda mais a previsão de chuva é para depois do dia 28 de Setembro. “E importante que a população tenha consciência e não coloque fogo na zona urbana, pois é proibido e quemé R$ 5 mil" - salientou o Prefeito.
As aulas na zona rural foram suspensas devido ao grande número de pontes queimadas. O prefeito ainda analisa se vai suspender as aulas na área urbana. Gaspar informou que deve viajar em busca de recursos para que possam ser tomadas as devidas providências.