Procurar no site


Contatos

NS Fest Divulgando Sua Imagem
Santo Antônio do Leste e Novo São Joaquim MT

(66) 8114-5770 (66) 3479-1751

E-mail: nsfest@hotmail.com ou luciano.domingos.ldc@hotmail.com

Mato Grosso já contabiliza 268 casos de dengue em 2011

14-01-2011 11:23

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulga dados da dengue referentes à primeira semana epidemiológica de 2011. De 1º de janeiro até esta quinta-feira (13.01), a notificação é de 268 casos da doença.

Não existem notificações até o momento de óbitos em 2011.

Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso tem a notificação de 18 casos de dengue.

Em Várzea Grande, a notificação é de 02 casos de dengue. Em Sinop, a notificação é de 78 casos de dengue

DADOS - No ano de 2009, o Estado notificou 63.328 casos de dengue, já no ano de 2010 a notificação foi de 45.104 casos, registrando uma redução de 71,6% em relação a 2009.

Cuiabá, no ano de 2009, notificou 12.624 casos de dengue. No ano de 2010 a notificação foi de 5.165 casos de dengue, registrando uma redução de 40.9% em relação a 2009.

Várzea Grande registrou no ano de 2009, 5.278 casos de dengue; em 2010 foram notificados 2.074 casos, registrando uma redução de 39,3% em relação a 2009...

MEDIDAS DE PREVENÇÃO - Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE (CMSPCD) - A equipe técnica do Comitê Estadual de Mobilização Social prestou assessoria para implantação desses Comitês em 12 Escritórios Regionais de Saúde e 16 municípios. São eles: Água Boa, Canarana, Alta Floresta, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Baixada Cuiabana, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Barão de Melgaço, Colider, Juara, Juina e Castanheira, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte,Terra Nova, Rondonópolis, Primavera do Oeste, São Felix do Araguaia, Luciara, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

O critério de escolha para esse assessoramento foi os municípios tenham passado pela SSD (Sala de Situação de Dengue) e RCMD (Resposta Coordenada de Monitoramento da Dengue e que são prioritários para PNCD (Plano Nacional Controle de Dengue).

O Estado do Mato grosso já tem 28 municípios com Comitês de mobilização Social instituídos, 21 em processo de instituição e 92 sem Comitê de Mobilização Social.

O Comitê Interinstitucional de Mobilização Prevenção e Controle da Dengue do Estado do Mato Grosso, no período de 2009 a 2010 realizou as seguintes ações: Caminhada contra a dengue (evento para mobilização e conscientização de toda a população Cuiabana e Várzea-Grandense), entrega de material educativo (17.200 livretos,6.000 folders , 6.000 calendários,4.800 relógios de parede para ERS e Seduc), entrega de material de trabalho (3.000 camisetas, 3000 pastas,3000 bonés, para ACE dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande), treinamento em comunicação e mobilização Social (com alunos do curso de Biologia do Centro Universitário de Várzea Grande (para realização de projeto nas comunidades), gincana contra Dengue (um evento com alunos da rede Estadual de Ensino de Cuiabá e Várzea-Grande para conscientização de toda a comunidade escolar), treinamento com grupos da CIPA em Empresa de Cuiabá, realização do Seminário DECIFRA-ME ou DEVORO-TE (para nivelamento de conhecimentos sobre a Dengue, explanação da metodologia para realização da campanha “CASA LIMPA” (para os membros do Comitê) e treinamento com alunos de Enfermagem do Sesi Vida em Cuiabá, dentre outras.

Durante 2010, os municípios de Alta floresta, Juara, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá foram os que mais enviaram dados das semanas epidemiológicad para realização dos informes técnicos e os municípios que menos enviaram dados foram Sinop, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis,Rondonópolis e Barra do Garças.

Foram inspecionados no Estado de Mato Grosso 6.216.862 imóveis o que corresponde 79,31% de imóveis inspecionados. O índice de infestação predial (IIP) no mês de dezembro de 2010 foi de 1,36%

O Estado de Mato Grosso apresentou a predominância de depósitos criadouros de Aedes aegypti do subgrupo A2, que são depósitos em obras e horticultura, depósitos no nível do solo para armazenamento doméstico: tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barros (filtros, moringas, potes) cisternas, caixa d’água, captação de água (poço, cacimba), e do subgrupo D2- Lixo (recipientes plásticos, latas) sucatas em pátios e ferro velhos, entulhos.

PROGRAMAÇÃO DAS SALAS DE SITUAÇÃO DA DENGUE (SSD) - No primeiro bimestre do ano de 2011, a Secretaria de Estado de Saúde programou cinco reuniões nas Salas de Situação da dengue. Nessas reuniões técnicos e gestores de saúde das Secretarias Municipais de Saúde deverão fazer uma avaliação da situação do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Dengue,traçando encaminhamentos e estratégias para melhor combater e controlar este agravo em seu território. As reuniões serão realizadas em Cuiabá, no Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, no bairro Coophema, às 9h00, nas datas de 14/01, com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, 26/01, com a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonopolis, 04/02, com a Secretaria Municipal de Sinop, 17/02, com a Secretaria Municipal de Cáceres e 25/02, com a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças.

Os interessados em conhecer mais informações sobre as Portarias de incentivo financeiro para as ações de Prevenção e Controle da Dengue podem consultar os links: https://www.saude.mt.gov.br/upload/documento/122/portaria-n-121-16062010gbses-repasse-recurso-dengue-a-municipios-[122-111110-SES-MT].pdf

Comentários (0)
 
 Fonte: aguaboanews