
Após recusar proposta do Palermo-ITA para permanecer no Santos, o goleiro Rafael planeja estabelecer uma longa carreira na Vila Belmiro, seguindo exemplos próximos: Marcos, seu ídolo, titular do gol palmeirense desde 1999, e Rogério Ceni, que está perto de completar mil jogos defendendo o São Paulo.
Rafael tem apenas 21 anos. Lembra que a carreira de goleiro costuma ser mais longa e que, por isso, pode entrar para a história do Peixe. Na verdade, ele já está marcado por ter conquistado a Taça Libertadores. É o mais jovem goleiro campeão da competição continental.
- Recebi uma proposta muito boa, mas sempre deixei claro que minha intenção é permanecer no Santos por muito tempo. Sou jovem e acho que tenho muito a crescer aqui. Goleiro só é reconhecido ficando muito tempo no clube, conquistando títulos. Esse é o meu objetivo - afirma.
O goleiro assumiu a camisa 1 do Santos no segundo semestre de 2010, após a parada para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul, a tempo de disputar os dois jogos da decisão da Copa do Brasil, contra o Vitória. De lá para cá, participou de quatro campeonatos e venceu três (Copa do Brasil 2010; Paulista e Taça Libertadores deste ano).
- Apesar de ser jovem, já tenho três títulos jogando. É importante, pois a gente só fica marcado com sequência de jogos e títulos.